Serviços

Após alguns anos de estudos e trabalho prático, atualmente, desenvolvi conhecimento, experiência e habilidade para trabalhar nos seguintes casos.

Ofereço apoio imediato e emergencial para os momentos de crise mais intensos no puerpério.

Ofereço acompanhamento psicológico especializado por todo o ciclo da parentalidade, desde as tentativas de engravidar até os primeiros anos das crianças.

Realizo acompanhamento terapêutico para auxiliar as pessoas no enfrentamento das dores e questões cotidianas

PS Psicológico Gestantes e Puérperas

O atendimento psicológico emergencial funciona como uma espécie de pronto socorro emocional, algo próximo à ideia do Pronto Socorro que procuramos quando estamos com algum problema nos nossos corpos. Porém, diferente de um PS, no atendimento psicológico emergencial não há triagem ou exame, mas escuta e acolhimento.

O atendimento emergencial significa que as portas estão abertas para um pedido de ajuda ou para auxiliar a atravessar um momento de angústia mais urgente que você possa estar atravessando na gestação ou no puerpério.

A ideia é que o diálogo durante a sessão permita enxergar possibilidades e desenvolver estratégias individuais para o enfrentamento da crise.

Como funciona:

  • Atendimento pontual e focado na.
  • Pode ser realizado em apenas uma sessão ou, se necessário, podem ser agendadas mais sessões até o limite de 8 atendimentos no total.
  • Não são necessários retornos dos atendimentos pontuais.
  • Não é necessário agendamento prévio.

Confira no meu instragram os dias e horários atualizados do PS Psicológico no @psi.tamara_boccatelli

Acompanhamento na gestação, parto e puerpério e orientação parental

Muitas vezes, na vida parental, não temos com quem trocar informações para organizarmos nossos saberes e pensamentos, para ajustarmos nossas expectativas em relação aos nossos filhos. Por isso, nos atendimentos para gestantes, puérperas, mães e pais, ofereço um espaço para experimentação e para troca sobre parentalidade.

Nos meus atendimentos, respeito cada modo de ser, agir, pensar e estar das mulheres/ dos homens nos acontecimentos de suas vidas. O que ofereço é um acompanhamento para a compreensão deste momento da vida, do que está em jogo para cada pessoa, cada mulher e cada homem, como cada uma dessas pessoas irá se ocupar da maternidade/paternidade que se apresenta e o modo como irá cuidar e educar de sua(s) criança(s).

O acompanhamento psicológico no momento da transição para a parentalidade e nos primeiros anos das crianças pode ser uma importante ferramenta para compreensão dos sentidos e significados que vão se apresentando nesta fase, para lidar com as dificuldades e com os desafios que vão se apresentando. Este acompanhamento pode se tornar um espaço exclusivo para a reflexão sobre o sentido do maternar/ paternar e educar.

Como funciona:

Pode funcionar como um processo terapêutico, com sessões semanais por tempo inderteminado. Pode também ser realizado como um atendimento breve e focado em alguma questão com tempo determinado previamente combinado.

  • Processo terapêutico com sessões semanais por tempo inderteminado.

Psicoterapia adultos, adolescentes e casais

Muitas são as nossas dores cotidianas. Às vezes, podemos nos sentir pouco reconhecidos(asoutras podemos sentir uma enorme falta de sentido em nossas vidas ou nos sentir doentes e desajustados, também pode ser que seja difícil tomar uma decisão, podemos estar num relacionamento conflituoso, ter problemas no trabalho, com a família e com os filhos e as filhas. Parece que em algum momento da nossa vida, passamos por dificuldades.

Podemos considerar que essas dificuldades fazem parte da nossa condição existencial: temos limitações, ficamos vulneráveis, não temos todas as respostas, vivemos num mundo compartilhando, mas não necessariamente compartilhamos os mesmos sentidos e significados, temos desejos e necessidades distintas, um dia nossa existência se encerra e etc. O que quero dizer com isso é que parece que há algo de muito desafiador no próprio existir.

No processo terapêutico que desenvolvo, lanço mão da abordagem fenomenológica existencial e não parto de teorias prontas do psiquismo humano, nem de tipologias ou patologias, nem de verdades pré-existentes de como as coisas devem ser.

Durante as sessões, a intenção é que a pessoa se aproprie do seu modo mais autêntico de existir. Tudo isso é feito sempre respeitando o seu modo de ser, agir e pensar sendo a terapia um apoio, uma forma de pensar junto, sem que interfira diretamente nas decisões sobre como cada um deve levar sua vida.

A ideia é que a pessoa em atendimento encontre na terapia um espaço para refletir sobre si mesma e sobre o mundo que a rodeia, levantando opções e possibilidades para lidar com suas questões.

Como funciona:

  • O processo terapêutico funciona por tempo indeterminado com sessões semanais, geralmente, uma vez por semana.