período pós natal com mãe e filho

Quando devo procurar um atendimento emergencial na gestação e no pós-parto?

Na literatura psicológica, fala-se da gestação e do puerpério como momentos potenciais de crise psicológica. Para lidar com essa crise, ao longo dos últimos 4 anos, pude ir desenvolvendo um modo específico de apoio na modalidade de atendimentos emergenciais.

Eu entendo o atendimento psicológico emergencial como uma espécie de pronto socorro emocional, algo próximo à ideia do PS que procuramos quando estamos com algum problema nos nossos corpos. Porém, diferente de um PS, no atendimento psicológico emergencial não há triagem ou exame, mas escuta e acolhimento. O atendimento emergencial significa que as portas estão abertas para um pedido de ajuda ou para auxiliar a atravessar um momento de angústia mais urgente.

Para realizar esta modalidade de atendimento, parto do pressuposto de que nossa existência é interpessoal, nós não somos seres isolados, mas coletivos. Conversar e poder contar com alguém, com uma escuta empática, é o que traz a possibilidade de vivenciar um sofrimento conjuntamente num ambiente de segurança, o que propicia a expressão da dor para que ela possa ser olhada, compreendida e acolhida em sua plena legitimidade de existir.

A intenção é que possamos ir esclarecendo a situação angustiante e compreendendo os contextos relacionados para descobrir possíveis modos de lidar com o momento. A ideia é que o diálogo permita enxergar possibilidades e desenvolver estratégias individuais para o enfrentamento da crise.

 

Como funciona:

Diferente de um processo psicoterapêutico que ocorre por meio de várias sessões, geralmente, semanais por tempo indeterminado, o atendimento emergencial é pontual e focado na situação crítica, por isso, pode ser realizado em apenas uma sessão ou, se necessário, podem ser agendadas mais sessões até o limite de 8 atendimentos no total (se houver a necessidade de passar dos oito atendimentos, a sugestão é que seja iniciado o processo terapêutico). Não são necessários retornos dos atendimentos pontuais e não é necessário agendamento prévio.

 

Os atendimentos serão online, terão 1h de duração e serão por vídeo chamada ou você pode vir até meu consultório na Ponta da Praia em Santos.

– Não precisa de agendamento prévio

– Atendimento breve e pontual (De 1 ao máximo de 8 sessões)

– É por tempo determinado

 

Quando procurar o PS psicológico na gestação e no puerpério:

– Tristeza, ansiedade e estresse na Gestação e no Puerpério

– Medo do parto

– Preocupação com a saúde do bebê

– Medo e Insegurança

– Gestação de risco

– Trauma após o parto

– Pensamentos perturbadores

– Dificuldade no Aleitamento

– Irritação frequente

– Privação de sono

– Perdas e lutos

 

Muitas vezes, em poucas sessões, as mulheres já podem sentir uma melhora no seu estado emocional. Porém, em alguns casos, existe a possibilidade de encaminhamento para psicoterapia, psiquiatria, consultoras, a depender da necessidade. O PS psicológico pode ser o seu ponto de apoio emocional para esta fase.

Confira no meu instragram os dias e horários atualizados do PS Psicológico no @psi.tamara_boccatelli

Escrito por
Tamara Boccatelli
Psicoterapeuta e Psicóloga da Maternidade
Atua em consultório desde 2014
Pesquisadora nas áreas da psicologia, filosofia e antropologia
Especialista em maternidade e pós-parto